quinta-feira, maio 31, 2007

Infância, memórias e tanto mais

Dia desses, num daqueles estalos que o cérebro te presenteia, lembrei da Nova Turma do Balão Mágico. Era uma formação do grupo que incluía 2 menininhas que eram gêmeas e cantavam "ô bruxinha bonitinha da vassoura de capim". Procurando pelo grupo na internet, descobri pela data do álbum que eu tinha uns 5, 6 anos quando eles iam cantar no Xou da Xuxa, então eu provavelmente tinha essa idade quando pedi o LP de presente de alguma coisa. Acho que foi a primeira grande tietagem da minha vida, eu simplesmente AMAVA as músicas, imitava as coreografias no espelho, adorava ter o cabelo da mesma cor e com o mesmo corte do das menininhas. Queria até ser gordinha como elas, o conjunto era muito mais harmônico, eu era muito magrinha e desengonçada. As imitações das dancinhas no espelho não ficavam tão bonitinhas quando a personagem era eu! ;)
Essa lembrança me fez resgatar muitas outras. Continuei minha busca pela internet com o objetivo de despertar memórias que há muitos anos estavam adormecidas. Digitei "Trem da Alegria" e "Balão Mágico" no youtube e alguns vídeos me arrepiaram. Jairzinho cantando "Bombom" e dançandinho foi lindo. O mais engraçado é que eu conseguia cantar todas as músicas, as letras iam reaparecendo na minha cabeça. Na verdade elas nunca saíram daqui.
Deitada pra dormir, eu não parava de lembrar de músicas e cantores que fizeram minha infância tão cantante e dançante como foi. Músicas da Xuxa, Angélica, Mara, Paquitas (pra citar as animadoras clichê) até Gugu Liberato, Turma da Mônica, Os Smurfs, Arca de Noé, Kiko e Kika (esses últimos não tão conhecidos... acho que só meu irmão pra lembrar de tudo isso comigo).
Disse o Cook: "você é uma enciclopédia de músicas infantis!". E modéstia às favas, creio que realmente sou. O que eu não consigo entender é: Como posso lembrar tanto de coisas que faziam parte da minha vida há uns 20 anos?? E consigo lembrar de tudo, até das sensações, impressões e anseios. Eu já não sei o que eu aprendi na faculdade!!! Não lembro o nome dos meus professores do cursinho! Esqueci de fazer ontem de tarde o que eu tinha decidido fazer pela manhã!
Mas também faço uma ressalva... existem aquelas coisas que seria melhor esquecer, e aquele mesmo estalo do cérebro que me presenteou uma vez, agora sacaneia.
Será nossa memória feita de conteúdos eminentes de sensações emocionais? Tô achando que sim... E por que tenho as memórias infantis mais vivas do que as de adolescente, por exemplo? Já não lembro mais das letras das bandinhas straight-edge dos shows de hard core que frequentei por tantos anos da vida. "Gato na tuba"? Ah sim, posso começar a cantar? Acho que na época adolesçoila as sensações eram sempre meio mornas. Nem muito felizes, nem muito tristes. "Viva a política! Abaixo a religião! Deixo a emoção para os emos de plantão!". Nem os ideais politicais lembro direito mais. Isso porque não eram de coração, era a cabeça forçando a ação.
Gosto muito dessas minhas memórias felizes que fazem eu entender, pelo menos um pouquinho, a adulta que sou agora. As memórias tristes e indesejadas também são bem vindas. Posso aceitá-las por ser dos privilegiados do mundo que não sofreram tanto assim. E elas, afinal, também fazem parte do pouquinho que eu entendo de mim.
Só queria saber um método organizacional de memória que não me deixasse esquecer o que eu devia lembrar. Ou pensar com o coração em tudo o que eu deveria saber.
Lidar com a emoção é tão difícil... e eu ainda acho que sei de alguma coisa... ;)

Um comentário:

olegado disse...

Adoro esse blog!
Tudo é explicado de forma clara, as dúvidas não deixam dúvidas, o texto até parece uma seleção de referências dos melhores e piores autores, o que de fato espelha o espírito leitor desta escritora.

Mah, se eu te disser que pra mim tudo seria tão mais fácil se os meus problemas de raciocínio fossem de ordem organizacional... e que estes presentes que o crérebro insiste em nos supreender sempre me dão a impressão de que alguém quer me sacanear, mesmo quando parece ser bom....

enfim...
bjus

 
on-line