terça-feira, novembro 07, 2006

Letrados

Passei o feriado com uma menininha de 3 anos, Laurinha, já citada em posts ateriores. Garota gente fina, toda inteligente, bem-humorada e o mais incrível, já quase lê! Reconhece todas as letras e até algumas sílabas. Relembrando, ela tem 3 anos! Tem criança desta idade que não sabe nem falar direito! Laura lê, soma e diminui! Uma gracinha!
Vendo essas coisas que me questiono... Laurinha já está na metade do caminho para o mundo das letras. 16 milhões de brasileiros, não estão nem perto de saber o que Laurinha sabe. Ler, pra mim, e pra vc tb, já é orgânico, não tem como passar por um cartaz, ou qualquer outra coisa que contenha letras, sem ler o que está escrito, mesmo que não se preste atenção. Como vive alguém que não conhece as letras e não sabe ler? Como anda da rua? Como pega um ônibus? Como pode ser assim? Como se vive desse jeito?
Caramba... Se cada um de nós ensinassemos um adulto a ler, a gente acabava com o analfabetismo! Mas... vc conhece algum? Onde eles se escondem? Ou meus olhos que são fechados?
Sei lá, sei que pensar nisso, assusta! E o pior é que sei que tem gente que vai morrer sem saber ler. E sem se importar com isso.
Mas eu me importo... e devia? Ou melhor, adianta? Adiantaria se eu fizesse alguma coisa né...

Um comentário:

olegado disse...

você saberia ensinar alguém a ler e escrever? Pq se sim, parabéns! Deve ser uma sensação única! Imagine ver a evolução desta pessoa ao andar pela rua lendo as placas de indicação, lendo jornal... Eu acho q não sei... não sei...


bjs

 
on-line